quarta-feira, 25 de abril de 2012

Antioxidantes e Radicais Livres, o que são? Como agem no nosso organismo?



Muito se tem falado dos Radicais Livres e dos Antioxidantes. Mas será que todas as pessoas sabem o que eles são? Porque os radicais livres são tão temidos e como os antioxidantes agem no sentido de combatê-los? Pois bem, hoje resolvi postar qual é o papel dos radicais livres no nosso organismo, o que fazer para minimizar seus efeitos e quais são as substâncias antioxidantes que podem ser utilizadas para neutralizar a ação dessas substâncias no nosso organismo.
Vamos lá?

Primeiramente para entendermos o que são os Antioxidantes, precisamos saber o que são os temidos Radicais Livres.

Radicais Livres - são moléculas que ficam "soltas" em nosso organismo, o que acaba levando essa molécula a entrar em nossas células, causando a oxidação da mesma. Ou seja, os radicais livres lesionam ou até matam nossas células. Essas lesões podem levar ao ENVELHECIMENTO PRECOCE, e a gente não quer que isso aconteça não é mesmo?
Alguns fatores ambientais como a luz solar, o tabaco e a poluição, ou mesmo a prática de exercício físico EXTENUANTE, podem conduzir ao aumento da formação destas substâncias no nosso organismo. Portanto os Antioxidantes são nutrientes que combatem e neutraliza os radicais lives.  As armas primárias desta luta são as vitaminas C e E, Carotenoide e o selênio mineral.

Entre as causas externas mais prováveis de formação de radicais livres no nosso corpo encontram-se: Poluição Ambiental, Gases de Escapamentos de Veículos, Raios X e Radiação Ultravioleta do Sol, Fumo, Fumaça de Cigarro e o Álcool, Substâncias tóxicas presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, aflatoxinas, etc), Stress e alto consumo de gorduras saturas (fritura, embutidos, etc)

Agora os Radicais Livres não devem ser considerados como bandidos que querem nos matar o tempo todo. Ao contrário, eles são muito úteis e nosso organismo não vive sem eles, pois são indispensáveis às nossas defesas contra as infecções, por exemplo. O que deve ficar claro é que o excesso dessas substâncias no nosso corpo é tóxico, é prejudicial para nossa saúde.
Quanto mais uma pessoa ficar exposta aos fatores externos que citei acima, maior é a quantidade de radicais livres que se acumulam no nosso corpo.

Antioxidantes - são moléculas com carga positiva que se combinam com os radicais livres, de carga negativa, tornando-os inofensivos. Portanto, essas substâncias teriam a capacidade de anular a ação de oxidação desses radicais, daí o nome antioxidante.

Os Antioxidantes estão presentes nos alimentos e os mais importantes são: Vitamina C, Vitamina E, Vitamina A, Selênio, Zinco e etc. O café também é um rico antioxidantes.

Os Antioxidantes protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres. Alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo e outros são ingeridos.

O termo antioxidante significa que impede a oxidação prejudicial de outras substâncias químicas, que ocorrem nas reações metabólicas.

Os antioxidantes são um dos suplementos mais visados por pessoas que tenham por objetivo a saúde e o controle do envelhecimento.

Os antioxidantes atuam em diferentes formas contra os radicais livres. Primeiramente eles agem impedindo a formação das moléculas. Eles também são capazes de impedir o ataque dos radicais livres evitando a formação de lesões em nossas células, eles ainda podem reparar as lesões causadas pelos radicais livres removendo os danos e reconstituindo as células danificadas. Os antioxidantes contribuem para que sua pele fique protegida contra os danos.

Lembrem-se que o estresse é um dos principais formadores de radicais livres, então, relaxe e viva a vida de maneira leve. O sorriso e a alegria são ótimos remédios naturais e atuam como fortes antioxidantes.

AS MELHORES VITAMINAS PARA A PELE:

Vitamina C - é ótima para a pele pois possui propriedades hidratantes e ainda fornece propriedades esfoliantes naturais e de limpeza, tornando-se uma importante vitamina para a pele.

Vitamina A - ajuda a manter as células da pele saudáveis, é eficaz na remoção da acne, estrias, cicatrizes, rugas, quando aplicado sob a forma de cremes e ainda combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento.

Vitamina E - funciona também como antioxidante, combatendo os radicais livres no corpo, radicais esses que causam danos a pele, contribuindo para o aparecimento de rugas e flacidez da pele.

Há extratos de plantas que contêm essas vitaminas como óleo de abacate e óleo de semente de uva, alimentos que ajudam a pele e trabalha como hidratantes.

As vitaminas não são apenas auxiliares ao nosso corpo, mas também atuam trazendo benefícios aos cuidados com a pele, promovendo hidratação, saúde e vitalidade.

Vocês podem encontrar essas vitaminas no Kit Solução Diurno e Noturno da Mary Kay e na maioria dos nossos Hidratantes.

Espero que vocês tenham gostado.

Beijos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário